Causas e soluções para problemas bucais do brasileiro

Pesquisa aponta causas e indica soluções para problemas bucais do brasileiro

Em recente pesquisa realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, foram analisados 80 mil domicílios em todo Brasil que mostrou que apesar de 90% das pessoas afirmarem escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia, apenas 50% delas utilizam o fio dental e a pasta em conjunto. Protocolo de higiene bucal fundamental para evitar doenças e a necessidade de tratamentos dentários futuros. A pesquisa mostrou também que o cuidado com os dentes e a boca influencia na economia das famílias, já que os gastos com tratamentos dentários no mundo somam mais de 170 milhões de dólares ao ano.

Segundo alguns profissionais da área, algumas medidas extras podem ser tomadas para evitar esses gastos e apontam soluções eficazes para tratar desses problemas.

SEM AÇÚCAR

O açúcar é um dos principais agentes responsáveis pela doença infecciosa de maior incidência na espécie humana, a cárie. Aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas ao redor do planeta tem cárie. No Brasil, a doença, majoritariamente causada pelo consumo excessivo do açúcar, atinge mais da metade da população (56% segundo a OMS). Uma boa escovação acompanhada do uso correto do fio dental ainda é a melhor opção para evitar o problema, além do acompanhamento com um dentista, que pode diminuir em até 70% as chances de uma criança de 0 a 3 anos desenvolver a cárie.

HIPERSENSIBILIDADE

A hipersensibilidade é a dor intensa e imediata quando o dente é exposto ao frio ou ao calor. A condição afeta 4 entre 10 pessoas no mundo, especialmente na faixa entre os 20 e os 50 anos. Escovar os dentes usando muita força, não utilizar o fio dental, colocar grande quantidade de pasta dental na escova e a utilização do palito de dente são fatores que influenciam na hipersensibilidade do paciente. Cobrir metade da escova com pasta já é suficiente para a limpeza, e quando a dor estiver intensa, o uso de creme dental especial contra a sensibilidade é suficiente para aliviar a dor.

MAIS VITAMINA C

Responsável pela manutenção do sistema imunológico, a Vitamina C também previne o sangramento das gengivas e a diminuição da massa óssea, fator importante da perda dos dentes em idades avançadas. A ausência da vitamina C pode causar doenças como o escorbuto, em que os principais sintomas são hemorragias nas gengivas e desestabilização dos dentes. Para o consumo, a vitamina C está presente nas frutas como a laranja, limão, abacaxi, kiwi, e vegetais de cor verde escura, como brócolis e espinafre.

Consulte regularmente um dentista reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia. A prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros, além de ser mais econômica.

Fonte:
Gazeta Esportiva